viernes, 22 de julio de 2011

A Mata Atlântica



A Mata Atlântica é, de acordo com várias fontes, o ecossistema mais diversificado do planeta Terra. Estima-se que, já em 1500, espalhava-se pelo litoral brasileiro do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e no interior do continente, também cobría partes do que é hoje a Argentina eo Paraguai. Essa é uma área equivalente a um sexto do território brasileiro, a terceira parte da Europa, ou toda a área do Peru. Foi uma imensa selva. Hoje, há apenas uma área de pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados, 7% do original.

A Constituição Federal do Brasil declara a Mata Atlântica como patrimônio nacional. É estricatamente proibido o desmatamento de mata primária. Isso é a teoría, mas qual é a prática?

Silmara e eu temos a sorte de ter uma chacrinha no norte do Paraná, no Vale do Ribeira, a dez minutos dum pedaçinho da Mata Atlântica primária. E é isso que nós tivemos a infelicidade de encontrar este ano:



E isso está acontecendo por toda a Mata Atlântica. Esta outra imagem foi tirada a poucos quilômetros de Apiaí, no sul do São Paulo:


Isso está acontecendo em 2011. E vai continuar acontecendo. Talvez os nossos filhos não conhecerão a Mata Atlântica, este prisioneiro condenado à morte.

No hay comentarios: